Os 10 melhores livros de basquetebol para fãs de basquetebol

O basquete é um dos esportes mais célebres do mundo e tem sido dito em numerosas publicações: há muitos livros, ensaios e biografias que tentaram explicar os momentos, as situações e tudo o que contribuiu para o crescente interesse pelo basquete em todo o mundo. Tentámos juntar dez deles para tentar capturar a essência deste desporto.

Para entender a grandeza do basquetebol, digo sempre às crianças nas escolas, olha para a tua mão. Os cinco dedos são como os cinco jogadores no campo. Cada dedo é diferente do outro porque se fossem todos iguais você não seria capaz de fazer nada. Pense sobre a diferença entre polegar e dedo pequeno: eles parecem duas famílias diferentes, mas o polegar é oposto porque ele permite que você agarre as coisas. [ … ] Individualmente seus dedos são frágeis, mas se você se aproximar eles podem ter o poder de um soco: este é o segredo da equipe, juntos os talentos de cada um e com um espírito comum vão para ganhar o jogo.

Melhores guias para jogadores

Estas foram as palavras de Valério Bianchini, o primeiro treinador na história do italiano de basquete para ganhar três títulos da liga, com três clubes diferentes (Cantù, Virtus Roma, e Pesaro), em uma entrevista para o diário italiano Avvenire, em setembro de 2017. O basquete é um dos esportes mais praticados e amados do mundo: é uma paixão que vem de baixo, dos subúrbios, e depois chega aos palácios hiper-tecnológicos da NBA. Há tantas histórias que fizeram este extraordinário esporte grande e há tantos livros, ensaios e biografias que tentaram explicar os momentos, as situações e tudo o que ajudou a aumentar o interesse pelo basquete em todo o mundo.

Melhores guias para jogadores

Para aqueles que não sabem, o basquete nasceu a partir de uma idéia do dr. James Naismith, professor de educação física canadá, e, em 1891, na YMCA Internacional de Formação da Escola em Springfield, Massachusetts, ele se viu tendo que atender a uma solicitação, por parte dos gestores: para encontrar um esporte que realizar treinamento durante a temporada de inverno, os jogadores de futebol como uma alternativa para os exercícios de ginástica. No final do ano nasceu o basquete, em 15 de dezembro de 1891, que veio à tona com 13 regras e alguns dias depois, em 15 de janeiro de 1892, o primeiro jogo da história do basquete foi jogado com dois times de nove jogadores. Ainda não havia um nome do jogo e foi Frank Mahan, um dos alunos de Naismith, que o indicou: aquele dia em Janeiro é indicado como a data oficial de nascimento do basquete.

Em um curto espaço de tempo, o novo esporte começou a se tornar popular nos Estados Unidos e a uma distância de alguns anos, ela já tinha alcançado uma importante fatia do público através da YMCA, mas antes da primeira guerra mundial, o Amateur Athletic Union e o Intercolegial Associação Atlética dos Estados Unidos, a instituição precursora da NCAA, você está coberto e jogar com o seu regulamento, e, em 1898, surgiu a primeira liga profissional, a National Basketball League. O basquetebol tornou-se uma disciplina olímpica nos jogos de Berlim de 1936, embora houvesse um torneio de Basquetebol não reconhecido oficialmente pelo COI durante os Jogos Olímpicos de St.Louis de 1904, mas lentamente estava se tornando cada vez mais difundido entre as pessoas. Imediatamente após a guerra, em 1946, nasceu a Associação Nacional de Basquete (NBA), para organizar as equipes e fazer crescer a popularidade do esporte nos EUA, enquanto no resto do mundo, o spread aumentou com o nascimento do FIP (International Basketball Federation), em 1932. A partir desse momento, foi uma ascensão formidável e hoje o basquetebol é um esporte de classe mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

÷ 3 = 1