Logo a seguir ao futebol, tenho outra grande paixão, o cinema. Há muitos anos que venho a colecionar DVDs (quero salientar, todos originais), com uma biblioteca de vídeo pessoal que silenciosamente excede 700 filmes. Não tenho um género favorito, eu gosto de um pouco de tudo, exceto alguns filmes de terror que me colocam mais ansiedade do que prazer.

Entre os muitos filmes na minha posse ou que eu vi, criei uma nota de mérito naqueles inerentes ao desporto. Nesta página, que será constantemente atualizada, irá encontrar aqueles que eu mais gostei e que  sinto vontade de recomendá-lo. Filmes dos quais tive ideias valiosas para o papel de treinador.

Filmes para treinadores

Melhores filmes sobre desporto / filmes para treinadores

Treinador Carter (2005)

Tirado de uma história verdadeira, Ken Carter (interpretado por S. Jackson) é um ex-campeão de basquetebol que aceita a posição de treinador da equipa na sua antiga escola. Impressionado com as atitudes equivocadas dos atletas, Carter ensina-lhes não só a disciplina e os fundamentos do jogo, mas também a importância da educação escolar. É um filme que me impressionou pela capacidade do treinador mudar as coisas, não de ser oprimido pelo sistema escolar e social.

O filme é rico em significado (“nós ganhamos e perdemos todos juntos”) e visão séria altamente recomendada para todos os jovens de hoje.

Miracle (2004)

A frase no cartaz do filme (“se  acredita em si mesmo, tudo pode acontecer”) é uma das razões pelas quais eu decidi abrir esta secção dedicada ao cinema. Os filmes sobre desportos são muitas vezes um veículo importante para transmitir aos jovens os valores que os acompanharão para o resto das suas vidas e, Miracle, é um deles. “Miracle” é inspirado na verdadeira história de Herb Brooks, treinador da equipa nacional de hóquei no gelo dos Estados Unidos da década de 80. Além de ter que entrar em conflito com a equipa russa mais citada, ele terá que lidar com as lutas e lutas entre companheiros de equipa, a dificuldade de educar meninos com um passado diferente atrás, as dificuldades táticas e de jogo e as pressões exercidas por fora. Da parte do treinador há apenas uma certeza: a fé em milagres.

Filmes sobre desporto

Corrida-A Cor Da Vitória (2016)

“Race – the color of victory” conta a história do atleta que ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, Jesse Owens. Nascido e criado na América da Grande Depressão, permeado pelo racismo e pela imobilidade social, Owens tornou-se uma lenda em 1936, quando, no Estádio Olímpico de Berlim, ganhou os 100 metros, o salto em distância, os 200 metros e o revezamento 4×100. Quatro medalhas de ouro que apagaram a fama do querido de Adolf Hitler, o atleta Alemão Luz Long, e isso chocou a opinião pública, rotulada pelo mito da supremacia da raça Ariana. Do filme eu gosto de enfatizar a resiliência do protagonista, de como, diante de mil dificuldades, ele consegue sempre encontrar a força para avançar e chegar à vitória.

Filmes sobre desporto

Invictus (2009)

“Invictus”, dirigido por Clint Eastwood, apresenta a difícil situação da África do Sul após a vitória eleitoral de Nelson Mandela. A primeira parte do filme centra-se na reflexão política de Mandela, que, consciente da sua solidão, ele assume a grande responsabilidade de realizar um projeto de pacificação dos povos do sul-africanos, usando os meios que, vez após vez, aparece como o mais adequado para a finalidade. Para o desporto de rugby, muito popular apenas entre os brancos, Madiba confia a missão quase impossível de criar um cheer “transversal”, que cancela o ódio, permitindo que todos se identifiquem nas cores verdes e douradas da equipa de Springboks. A aposta dura será ganha, graças também à inteligência do Capitão François Pienaar (interpretado por Matt Damon). A equipa, na qual ninguém teria apostado, vai se afirmar no Campeonato Mundial, enviando as multidões de brancos e negros para o delírio, graças ao fim do jogo jogado com a cabeça, com o corpo e especialmente com o coração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

÷ 4 = 1