Há livros que um fã de futebol não pode deixar de ler. Livros que te transmitem, página após página, um amor infinito pelo desporto mais bonito do mundo. Hoje queremos tentar sugerir-lhe dez livros que, se não leu, deve ler a todo custo. Para continuar a apaixonar-se ou tentar dar sentido ao seu amor. Para ficar excitado, sorrir, chorar, porque não? Porque o futebol é, acima de tudo, amor. Aqui está, então, uma lista muito pessoal e sujeito a adições dos 10 livros de futebol que um fã não pode ter lido.

Livros que um doente de cálcio deve ler a todo o custo

Um livro para dizer o que significa amar o futebol, o que significa amar a tua equipa favorita. Os hábitos, os ritos e todas as superstições de um fã, e a difícil relação entre o futebol e a sua própria mulher. No final, no entanto, trata-se sempre de amor. Se queres mesmo entender o que é o futebol e o que pode significar na vida de um homem, não podes deixar este livro escapar.

Vermelho ou morto-David Peace

A história na verdade A Lenda – de Bill Shankly, o gerente mitológico que fez de Liverpool grande. Da sua chegada a Anfield, até à sua reforma, David Peace conta magistralmente o grande épico de um dos maiores treinadores de sempre. Mais do que um romance de futebol, é uma verdadeira história de amor.

Vermelho ou morto-David Peace

A Maldita Paz De David-Unido

Os quarenta e quatro dias de Brian Clough no Banco do Leeds United, a equipa que ele mais odiava. A façanha desesperada de um homem que quer mudar a alma de uma equipa, um homem que quer ensinar o Leeds a ganhar limpo, sem batota. O amaldiçoado Unido é, simplesmente, uma viagem para o inferno, uma viagem para a personalidade pungente do imenso Brian Clough. Entre álcool, cigarros e fantasmas, David Peace conta-nos de forma magistral o personagem Clough, que se tornou uma lenda.

O livro que conta as histórias do mundo narradas por Federico Buffa na série de muita sorte transmitida pela Sky Sport antes da Copa do mundo de 2014. Dez histórias para dez edições diferentes da Copa do mundo, um evento que provoca e estimula a imaginação de todos os fãs de futebol. Edição após edição, entre futebol e história, Federico Buffa conta a Copa do mundo como nunca viu: com o seu estilo único e inconfundível, o advogado vai fazer se apaixonar, simplesmente.

Duellanti-Paolo Condò

A história da rivalidade entre José Mourinho e Pep Guardiola, uma rivalidade, agora transferida para a Inglaterra, onde os dois estão a enfrentar até mesmo um derby de Manchester que nunca foi tão quente. Paolo Condò conta, com inestimável mestria, todas as dobras mesmo as mais profundas e psicológicas da relação entre os dois treinadores, através da história dos dias de fogo em que o Real de Mourinho e Barcelona de Guardiola se cruzaram quatro vezes em poucos dias.

Futebol. Histórias de futebol-Osvaldo Soriano

Histórias peculiares, absurdas e intrigantes. Histórias que só podem sair de um lugar como a América do Sul. E Osvaldo Soriano conta, neste livro inconfundível, histórias escondidas, esquecidas e incríveis. Histórias em que a fronteira entre a realidade e a fantasia é tão desfocada que é impercetível.

Histórias e personagens que se vai encontrar amoroso, imerso no mundo do futebol contado por Soriano. Um livro de culto, a meio caminho entre o desporto e a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

÷ 7 = 1