Aprender hóquei no gelo: tema do mês-resumo do poder do jogo

O jogo oferece o quadro ideal para aprender, porque é baseado em quatro princípios que permitem que as crianças e os jovens utilizem plenamente o seu potencial. Este tema do mês apresenta as ligações entre o jogo e o contexto de aprendizagem no hóquei no gelo. Em qualquer situação de ensino, o ambiente de aprendizagem é primordial. As ciências cognitivas descrevem quatro pilares (ver P. 2), com base nos quais o ensino deve ser organizado de modo a obter resultados optimizados.

Brincando para aprender, brincando para se tornar melhor

Brincando para aprender, brincando para se tornar melhor

Se o aluno estiver atento e motivado, se envolver ativamente, receber feedback imediato e consolidar suas noções através da repetição, as condições são ideais para uma boa aquisição. Jogar para aprender, jogar para se tornar melhor “jogar, jogar e jogar”, este é o lema que atualmente caracteriza o treinamento em esportes de equipe que, no entanto, no hóquei no gelo, ainda é muito teórico. O jogo não é explorado o suficiente, por medo talvez que – se os jogadores “se divertir” – não é levado a sério o suficiente.No entanto, se estiver bem organizado, o jogo oferece um contexto favorável para a aprendizagem do esporte, permitindo aos participantes rir, aprender e entregar um desempenho. Ao definir claramente a intenção ou objetivo e permitir que os participantes se movam em um clima estimulante, o jogo ajuda cada um deles a adquirir os movimentos desejados e comportamentos de jogo.

O disco, um amigo precioso, o disco, é o intermediário do hóquei no gelo por excelência. Ele permite que você se familiarize com as técnicas básicas da disciplina, orienta o jogo e é a base de táticas individuais. O álbum é, portanto, a ferramenta ideal para atuar como um Fil rouge neste tema do mês. Durante a fase de aprendizagem, o jogador de hóquei vai gradualmente adquirir o conhecimento necessário deste esporte. Primeiro, ele terá que se familiarizar com o disco para ser capaz de movê-lo corretamente, então ele vai aprender a protegê-lo e compartilhá-lo e, acima de tudo, não se livrar dele mesmo quando ele se sente sob pressão. Os jogos propostos nesta edição seguem esta metodologia (ver P. 5) e permitem aos jogadores dar ao disco a importância certa, considerando-o como um amigo.

A ciência cognitiva identificou quatro fatores principais que garantem uma aprendizagem efetiva: atenção, engajamento ativo, feedback e consolidação. Uma olhada na aplicação prática. Atenção ” transmita entusiasmo!”A atenção e a motivação são a base da aprendizagem e têm um maior impacto na actividade cerebral. O aluno deve estar constantemente em alerta. Quando ele está focado em uma tarefa a ser realizada, a informação não indispensável à sua realização desaparece da mente.

O teste em imagens: neste vídeo, o número de passes feitos por jogadores vestindo a camisa branca é contado. O treinador deve canalizar a atenção de seus jogadores sem exagerar para evitar que eles sejam distraídos. Se o jogador não está atento nem motivado, o compromisso, repetições e consolidação e, portanto, a própria aprendizagem estão faltando.

Na prática

  • Capturar a atenção sem distrair.
  • Propor um desafio (recompensas, rituais, estacas, objetivos, nomes originais para jogos, papéis especiais para jogadores, etc.).
  • Despertar emoções.
  • Tornar-se um modelo (como treinador). Tome como exemplo os jogadores da primeira equipe.
  • Use música.
  • Clarificar a intenção, explicar os objectivos, indicar pontos-chave.
  • Escolha jogos baseados no tema e objetivos do treinamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + 2 =